RIDE ACROSS PORTUGAL – EN2, a Estrada Mitica, 28/05 a 03/06/2017

Ao longo de 739 km, cortando uma paisagem em constante mudança, a Estrada Nacional 2 (EN2) atravessa Portugal de Norte a Sul, cruzando 8 províncias, 11 distritos, 35 concelhos, 4 serras, 11 dos principais rios e muitos séculos de história.

Desde o km 0, na cidade de Chaves, que imerge da agreste paisagem transmontana, até ao km 739, na cidade de Faro, onde o azul do mar algarvio nos recebe de frente, temos um longo e intenso caminho que, serpenteando montes e vales, nos constrói hoje um retrato ímpar do interior do país.

 

 

Fonte inesgotável de histórias, é nestes lugares únicos que encontramos uma construção longe dos grandes centros urbanos, feita pelas suas gentes, entre batalhas e conquistas, intempéries e sacrifícios, com raízes que vão dos celtas aos árabes.

O interior de Portugal tem, ainda hoje, uma entidade própria, e a EN 2 é a porta de entrada perfeita para esse universo.

É este o cenário para a primeira prova organizada em Portugal de ciclismo de estrada por etapas, aberta a todos os ciclistas amadores. De 28 de Maio a 3 de Junho deste ano os participantes no 1º Ride Across Portugal ® irão atravessar o país de Norte a Sul, percorrendo a EN2 em cinco etapas, num total 739 km e mais de 8.600 m de desnível positivo. Um evento tornado especial pelos troços cronometrados em cada uma das etapas, pelo enquadramento dos participantes com reabastecimentos, assistência mecânica e massagens, mas sobretudo pelo ambiente único de uma prova internacional de ciclismo de estrada por etapas.

 

 

Mas o Ride Across Portugal é muito mais que os kms percorridos. É a gastronomia, a história, o som, o silencio, o desafio, a superação, a partilha e o convívio com atletas de diversas nacionalidades que palmilham todo o mundo nos mais prestigiados eventos de ciclismo. E, claro, a cervejinha gelada no fim de cada etapa!!!

 

 

Nesta newsletter vamos também viver este desafio, actualizando as noticias à volta da sua preparação e percorrendo as histórias, as lendas, as curiosidades e as paisagens que os participantes irão encontrar ao longo deste 1º Ride Across Portugal ®.

Vamos dar a conhecer por dentro, quem participa, quem apoia, e mostrar porque quando chegamos ao km 739 a vontade é voltar ao km 0 e percorrer tudo outra vez, para mais uma semana plena de desafios, convívio e muito ciclismo!!!!

As inscrições para o Ride Across Portugal e todas as informações estão disponíveis no site oficial em www.rideacrossportugal.com. Pode-nos acompanhar igualmente na página oficial do Facebook em www.facebook.com/rideacrossportugal