Dia a dia
Dia a dia
Menu
Dia 0
Dia 1
Dia 2
Dia 3
Dia 4
Dia 5
Dia 6
Dia 0

COMEÇAR A VIVER A EXPERIÊNCIA

A histórica cidade de Chaves, bem perto da fronteira com Espanha e famosa pelas suas águas termais dá as boas-vindas à caravana do Ride Across Portugal, neste dia “0”.

O secretariado, assim como toda a logística está sediada no hotel oficial da prova - Hotel Chaves Premium.

As bicicletas são montadas pelos próprios participantes, com a ajuda de uma equipa de mecânicos profissionais.

Todo o equipamento de cada participante (mala de viagem e caixa ou mala da bicicleta) é entregue à organização que o transportará até ao final da última etapa.

O jantar de boas-vindas, com base na gastronomia local, é o momento para começar a contactar os companheiros de desafio.

Dia 1

AS MONTANHAS E O RIO DOURO

O percurso da 1ª etapa é uma viagem mágica através das montanhas do norte de Portugal e do rio Douro. As paisagens e as vinhas da região vinícola demarcada mais antiga do mundo marcarão esta etapa.

E é precisamente nas margens do rio Douro que todo o “circo” pernoita ao fim deste 1º dia, no surpreendente Centro Desportivo de Alto Rendimento do Pocinho.

Uma prova de vinhos do Douro e do Porto, antes do jantar é a melhor maneira de celebrar o final da 1ª etapa e de guardar para sempre as memórias desta região.

Dia 2

A CONQUISTA DO PONTO MAIS ALTO DE PORTUGAL CONTINENTAL

A chegada ao Alto da Torre (1.993 m de altitude), o final icónico das etapas rainhas da Volta a Portugal, faz desta uma etapa especial do Ride Across Portugal. Não só pelo desafio e superação, mas também pelas paisagens e imagens únicas da Serra da Estrela.

Muitas são as histórias do dia partilhadas entre os participantes durante o jantar, que será servido no acolhedor e confortável Pura Lã Hotel –Wool Valley Hotel & Spa que recebe as bravas e bravos escaladores após a longa descida da Torre até à Covilhã.

Dia 3

O CARROSSEL DA BEIRA BAIXA E O RIO TEJO

Apesar de ser uma etapa de recuperação, tendo em conta a jornada de alta montanha do dia anterior, esta 3ª etapa, na sua maioria percorrida nas belas e onduladas estradas da Beira Baixa, está longe de ser uma etapa plana e muito menos monótona. Neste 3º dia o Ride Across Portugal atravessa o rio Tejo (o maior de Portugal) mesmo em frente do spectacular monument natural das Portas do Rodão, oferecendo aos atletas a vista de um dos mais icónicos postais do nosso país.

No final da etapa é tempo não só de apreciar a história, mas de a viver na primeira pessoa, recuperando no ambiente medieval da Pousada da Flor da Rosa, sediada no Mosteiro com o mesmo nome. 

Dia 4

ALENTEJO, A TOSCANA PORTUGUESA

Este 4º dia, para além de dar a oportunidade aos atletas de recuperarem do esforço acumulado nos dias anteriores, possibilita a chegada mais cedo ao final da etapa, possibilitando a todos os participantes a passar algum tempo de qualidade a explorar Évora, uma das cidades culturalmente mais ricas e interessantes de Portugal.

Nesta cidade, cruzam-se como em nenhum outro local, a história, a cultura, a gastronomia e toda uma atmosfera que faz de Évora, uma das principais atrações turísticas do nosso país.

O Vila Galé Évora Hotel é o local perfeito para descansar e recuperar para as duas etapas que faltam para o final.

Dia 5

O PORTUGAL PROFUNDO

A etapa mais longa do Ride Across Portugal atravessa a típica paisagem alentejana, que em Maio se pinta com uma impressionante paleta de verdes.

A espantoso cenário das Minas de S. Domingos aguarda os atletas no final desta etapa.

A última noite do Ride Across Portugal é passada sob um dos céus mais estrelados do mundo, no acolhedor Alentejo Star Hotel.

Dia 6

O RIO GUADIANA E O OCEANO ATLÂNTICO

A última etapa fecha com chave de ouro o Ride Across Portugal. O rio Guadiana é o principal protagonista da 1ª parte do dia, com o percurso da etapa a acompanhar o traçado sinuoso do rio que separa Portugal de Espanha, proporcionando momentos bem divertidos em cima da bicicleta.

Ao abandonar as margens do rio, para nos dirigirmos a sul, começamos a sentir o cheiro da maresia, anunciando que estamos perto não só do fim da etapa , mas também do final deste desafio.

“Aqui onde a terra acaba e o mar começa” é o local para a grande celebração dos que terminam o Ride Across Portugal, com uma grande festa que celebrará os campiões, os finishers, a amizade e a experiência única de atravessar todo um país de norte a sul, partilhando a paixão do ciclismo com pessoas vindas um pouco de todo o o mundo.